segunda-feira, 29 de junho de 2015

O milho de Oxossi


Temos no milho uma das principais oferendas para o Orixá Oxossi...

O sabugo representa nosso esqueleto, nossa base de sustentação, nossos pés que devem estar firmes no solo, na terra. O sabugo como “esqueleto” nos lembra que somos também “caveiras” e que ao pó voltaremos, sem os revestimentos da carne e pele que o tempo levará, por isso, aproveitemos o Senhor Tempo. O sabugo pode ser associado ao corpo físico.

Os grãos do milho são nossas emoções. Cada grão uma qualidade de emoção, umas mais duras, outras mais macias. Devemos “cozinhá-las” na sabedoria da água-meditação para que estejam no ponto. Se cozinharmos pouco, os grãos-emoções ficarão duros, secos, ásperos. Mas se passarmos do ponto no cozimento, os grãos, assim como nossas emoções derreterão de tão moles e virarão uma pasta mal digerida em nosso interior. Os grãos portanto representam o corpo emocional ou corpo astral (ou psicossoma, perispírito).

As folhas verdes que revestem o milho é a “capa mental” que nos envolve. Onde estiver nossa mente, estará nosso coração e por conseguinte, estará nosso ser. Folhas com cores vivas, indicam que estamos renovando sempre nossos pensamentos na sabedoria do novo e as folhas ressecadas são nossos pensamentos estagnados. Para que essa capa esteja sempre verdinha, precisamos adubar nossos pensamentos com otimismo e estudos espirituais que visem o bem coletivo e a expansão salutar das consciências. As folhas representam o corpo mental.



Intuído espiritualmente na madrugada de 24/01/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário